terça-feira, 1 de setembro de 2009

Empresa junior: boa para empresários, melhor ainda para estudantes!

Muito se houve falar em empresas juniores. Mas você, estudante ou empresário, sabe bem sobre suas atividades? Uma forma alternativa de consultoria a baixo custo e sem deixar a desejar em termos de qualidade, a empresa júnior vem conquistando adeptos no mercado.

Geridas por estudantes de graduação ou universidades onde estão inseridos, sem fins lucrativos, as empresas têm grande potencial por oferecerem serviço de qualidade, pois todos os projetos são supervisionados e assinados por professores da instituição, e um baixo custo pelo seu caráter estudantil.

De acordo com o último Censo realizado pela Brasil Junior (Confederação Brasileira das Empresas Juniores) em 2002, a demanda de micro e pequenas empresas por projetos elaborados por empresas juniores chegou a três mil consultorias.

Benefícios para ambas as partes

As consultorias solicitadas variam entre as empresas mas, no geral, concentram-se em áreas como marketing, finanças, recursos humanos e pesquisas de satisfação de clientes. As empresas interessadas devem procurar as universidades para informações sobre a contratação dos serviços. A relação custo-benefício tende a ser bastante compensadora.

Por outro lado, o aumento da procura pelos serviços das empresas geridas pelos estudantes contribui de forma significativa para o incremento da empregabilidade dos estudantes universitários.

A experiência adquirida na prática, tanto na questão da habilidade gerencial como de liderança, abre muitas portas aos estudantes, que quase sempre começam a enfrentar o mercado de trabalho durante o curso universitário. A maioria ressalta que as empresas quase sempre procuram candidatos com experiência em empresas juniores.

Trabalho duro

Mas, engana-se quem acredita que tudo será muito fácil. Pelo contrário. A responsabilidade nos projetos contratados não diminui pelo fato de serem geridos por jovens estudantes sem experiência profissional.

A verdade é que os micro e pequenos empresários costumam olhar para este contingente como um grupo novo, com sede de aprendizado e que, por conta da oportunidade de colher bons frutos para sua vida profissional, vai se dedicar com muito mais garra aos projetos. Portanto, é bom que o estudante esteja preparado para muito trabalho!

fonte: http://administradores.com.br/

A UCJ, empresa júnior da FACE/UFMG, está com as inscrições para seu processo seletivo abertas até o dia 4 de setembro. As inscrições podem ser feitas pelos alunos da FACE através do site:




Nenhum comentário:

Postar um comentário